segunda-feira, 27 de outubro de 2014

SOBRE MARTINHO LUTERO?






SOBRE MARTINHO LUTERO?
Em outubro comemora-se o dia da REFORMA PROTESTANTE.  Vamos ver um pouco do principal reformador, Lutero.
Nascido em Eisleben, no dia 10 de novembro de 1483, Lutero era um Monge e professor de Teologia. Era da linha Agostiniana, e veio a se transformar na figura central da chamada Reforma  Protestante.  Sua frente de batalha é principalmente é contra os dogmas da Igreja Católica, tendo como epicentro o combate ao comércio de indulgências, ou venda de perdão pelo catolicismo romano. Ou seja, o perdão divino podia ser comprado com moedas, vacas, cabritos, favores aos padres e outras formas menos ortodoxas. Qualquer semelhança com determinadas igrejas brasileiras (que se dizem evangélicas) não é mera coincidência. É somente o diabo repetindo sua estratégia, afinal, terra de Israel abençoada e azeite consagrado no Jordão, são apenas muletas para uma fé fraca e pendente para as heresias.
Lutero, baseou sua apologética (se podemos assim dizer) na Epístola de Paulo aos Romanos. A salvação não pode ser alcançada pelas obras, ou pelos méritos humanos (Graças a Deus!), mas somente pela Fé em Cristo Jesus. O que no latim se chama SOLA FIDE.  Jesus Cristo é o único salvador dos homens e de uma humanidade condenada pelo pecado e é de graça.
Lutero desafiou a pretensa infalibilidade do papa, em termos de doutrina. Para tanto defendeu que apenas as Escrituras são fontes confiáveis da verdade revelada por Deus aos homens. Na expressão latina:  sola scriptura.

Outro ponto defendido por Lutero é sua contraposição ao sistema sacerdotal romano, para ele, todos os cristãos batizados são sacerdotes e santos.
Do pensamento Luterano destacam-se: O sacerdócio universal dos crentes; a justificação pela fé, a autoridade exclusiva da bíblia em questões de fé;  Cristo como Salvador.
Para Lutero a o Estado não devia se submeter à Igreja, pois os reinos de Deus e do mundo, estão sujeitos à vontade divina. Foi um dos que abriram caminho para a Idade Moderna, principalmente por causa de seu pensamento que relacionava profissão ao trabalho.
Obviamente existem pontos equivocados em sua forma de pensar, mas o crédito pelo seu incansável trabalho e principalmente por colocar a Bíblia ao alcance do Povo é incontestável.

“Os mais ricos frutos do trabalho de Lutero em Wartburg, e também o mais importante e útil trabalho de toda sua vida, é a tradução do Novo Testamento. Por que ele trouxe o ensino e o exemplo de Cristo e dos Apóstolos para a mente e o coração dos alemães na vida cotidiana. Foi uma republicação do evangelho. Ele levou a Bíblia ao povo na igreja, na escola e nas casas”[1]





[1] Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%ADblia_de_Lutero acesso em 27/10/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com Responsabilidade. Lembre-se da máxima, o nosso direito termina onde começa o direito do outro. Além de tudo, mesmo que divergentes em opiniões, somos Cristãos.