segunda-feira, 14 de julho de 2014

Como se colocar sob a direção de Deus?





Como se colocar sob a direção de Deus?
Jonas Dias de Souza[1]
“O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás  como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam.” (Isaias 58:11)
Nesta vida precisamos da direção de Deus para que caminhemos em segurança.  Contudo, muitas pessoas não sabem como se colocar debaixo das mãos protetoras de nosso Senhor.
Por falta de ensino (algo raro nas igrejas de hoje) ou por uma preguiça mental que a impede de ler a Bíblia. Já não aceitável a justificativa da falta de tempo, posto que a tecnologia coloca a bíblia em seus diversos formatos à nossa disposição. Até mesmo para aquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de aprender a ler (como foi o caso de minha mãe) hoje há a bíblia falada.
É preciso sempre arrumar um tempo para Deus. Colocá-lo em primeiro lugar. Somente assim teremos a sua direção. Mas como colocar-se sob a direção de Deus? Como Deus dirige seus filhos? Vamos listar algumas,
pois os mistérios de Deus são insondáveis ao homem natural, mas ao homem espiritual Ele dá a se conhecer sempre e sempre, num processo gradativo, desde que o procuremos Ele se deixa encontrar.
       1)      Deus nos guia pelo Espírito Santo.
Saulo e Barnabé quando precisaram da direção de Deus, foram abençoados e direcionados pelo Espírito Santo. Em sua primeira viagem missionária, a igreja se envolveu, mas não ditou as rotas ou as maneiras que seriam realizadas. O plano era de Deus.
“Então, jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.” (Atos 13: 3-4) Portanto devemos orar e clamar pela direção do Espírito Santo de Deus para as nossas mínimas tarefas até as mais complexas. Vai realizar uma viagem?  Ore. Vai procurar um emprego? Ore. Vai realizar uma pregação? Ore.
Orar e colocar-se debaixo da direção espiritual de Deus. Se puder ore em família. Ore por um projeto em comum. Na sua micro-empresa ore por seus negócios. Na direção da multinacional ore também.


      2)      Deus nos guia pela sua palavra.
Quando nós oramos e lemos a palavra de Deus, ela nos dá um direcionamento. Colocamo-nos debaixo das Graças de Deus e a sua palavra vela por nós. Guia-nos e torna-se uma lâmpada que ilumina os nossos caminhos.
“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para o meu caminho”. (Salmo 119: 105)
Quando caminhamos em um local precisamos de iluminação, não há como caminharmos no escuro. Imagine uma pequena caminhada em uma roça (um pasto), existem raízes, troncos, buracos. Não precisamos de luz?
Assim é na nossa vida cotidiana. A palavra de Deus é uma luz que nos guia pelas veredas da justiça. Muitas de nossas ações podem ser exitosas. Mas debaixo da palavra de Deus elas vêem revestidas de justiça, conforto e segurança. Nesta vida caminhamos por uma floresta que se chama violência urbana, revestida em roubos, homicídios, violências sexuais e até mesmo agressões gratuitas. Por isto a Palavra de Deus é o guia que nos ilumina o caminho em frente. Ao andarmos por um caminho claro evitamos o mal.
Outra proteção que a Lâmpada da Palavra nos dá é  contra as falsas doutrinas e filosofias distorcidas. Ao estudarmos a Bíblia estamos nos colocando debaixo da direção do espírito Santo. Lembre-se ORAÇÃO E PALAVRA.

     3)      Deus nos guia pela Oração.
Quando o grupo dos doze discípulos ficou desfalcado por causa da traição de Judas Iscariotes, eles precisaram colocar alguém em seu lugar.  Mesmo hoje precisamos por vezes fazer substituições, num emprego, numa classe de aula, numa função. Se orarmos a Deus ele direcionará a ação para que ninguém saia magoado pelas nossas ordens.
“E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor do coração de todos, mostra qual dos dois tens escolhido.” (Atos 1: 24)
Mesmo havendo critérios específicos para a escolha, ainda assim ore. Ore para Deus guiar o processo de seleção. Para que Ele mostre qual o melhor diácono. Qual o melhor Pastor para tal ou tal congregação. Deus é conhecedor de todos os corações. Quando estivermos ma iminência de  tomar decisões importantes, (qualquer decisão na verdade) façamo-nas com critérios bíblicos. Devemos orar e pedir a Deus direção. Deus dará com sabedoria.

      4)      Deus nos guia pelos seus olhos.
Os animais precisam ser direcionados por uma rédea. Mas nós homens devemos ser guiados pela liberdade que há em Cristo Jesus. Deus quer nos guiar com amor e não pela disciplina. Por isto devemos estar bem diante dos olhos de Deus. Como é estar bem diante dos olhos de Deus? Procurando obedecer as suas diretrizes, através da obediência à sua palavra. Com isto Deus nos guia pelos seus olhos.
“Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te ei com os meus olhos.” (Salmo 32: 8)
O salmo 32 é uma oração de confissão e de perdão. Por isto devemos nos colocar diante de Deus, pedindo a sua direção pelos olhos.
Quando andamos sob a direção de Deus, trilhamos os caminhos da vitória. Isto não significa que os caminhos serão pavimentados e lisos, ou seja,  sem dificuldades. Mas com certeza Deus tem reservado surpresas agradáveis  para aqueles que confiam a Ele a direção da vida.






[1] Servo de Deus. Congrega na Assembleia de Deus Missões na cidade de São João Del-Rei/MG. Graduado em Filosofia pela UFSJ. Estudante de Teologia da EETAD.