domingo, 29 de junho de 2014

CONVERSA ENTRE O HOMEM E DEUS.



Divulgador da Palavra.
Oração

CONVERSA ENTRE O HOMEM E DEUS.
Jonas Dias de Souza[1]
            O homem sentindo que estava chegando a hora de conversar com Deus acerca de seus problemas, resolveu depois de muito relutar travar um diálogo com Deus. O que se denomina ORAÇÃO.  É isto mesmo a oração nada mais é que uma conversa com o Todo-Poderoso.
            Ocorre que Deus tem muitas maneiras de falar ao homem, a principal delas através da Bíblia Sagrada. Esta coleção de livros sagrados é a carta de Deus para a humanidade. E Deus por ser onisciente, onipresente e onipotente, sabedor das coisas presentes, futuras e passadas, deixou aquilo que precisávamos saber.O diálogo acontece em vários lares ao mesmo tempo.
            Em uma casa grande num bairro de classe alta. Uma mulher, mãe preocupada. Está sem saber como ajudar seu filho. Ela ajoelha-se em seu quarto, na madrugada e com a Bíblia na mão começou a falar com JESUS.
            ___ Meu Jesus sei que não sou de conversar com o SENHOR, mas eu preciso tanto de ti neste momento. Eu preciso ajudar meu filho, ele se esforça tanto, mas não consegue largar seu vício. Disse-me outro dia que é IMPOSSÍVEL.

            ___ As coisas que são impossível aos homens são possíveis a Deus. (Lucas 18:27)
Em outra casa um homem vê a sua família desunida. Com ares de cansado ele senta no sofá, e começa uma conversa com Jesus.
            ___ Esta luta para manter a união da família tem me exaurido Jesus. Estou cansado demais.
            ___ Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrarei descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus 11: 28-30)
Numa casa de periferia um jovem, pressionado pelas convenções sociais, se preocupa porque ainda não achou uma namorada. Está cansado de ficar...ficar de forma despreocupada numa aparente felicidade.
            ___ Jesus, outra coisa que me atormenta, é um sentimento de isolamento. Há horas que penso que não sou amado realmente por ninguém.
            ___ Eu vim para isto, para amar de verdade. Vou te falar o que João escreveu a meu respeito: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16). E mais ainda meu filho: Um novo mandamento vos dou: Que vos amei uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos amei.” (João 13:34).
            ___Quer dizer que eu posso amar sem ser amado?
            ___ Isto mesmo.
Na mesma rua, um homem com pensamentos de morte que lhe atormentam, resolve iniciar um conversa com Deus. Horas antes fora abordado por um crente que lhe entregou um pequeno folheto. É sexta-feira de madrugada. E às quintas é dia de evangelismo na pequena congregação do bairro.
            ___ Ah! Senhor. Se estás mesmo aqui. Fala comigo. Eu não tenho como seguir em frente.
Neste momento ao ler o pequeno folheto ele vislumbra as palavras que lhe são dirigidas. E que um dia Paulo escreveu quando teve uma conversa com Deus.
            ___ E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. (2 Coríntios 12:9)
Cansado ele se lembra de que tinha uma Bíblia e resolve folhear as suas páginas. Seus olhos param no livro de Salmos.
            ___ Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. (Salmo 91: 15)
No centro de uma grande cidade, um estudante de direito luta para terminar sua faculdade. O trabalho de conclusão de curso lhe queima os neurônios.
            ___ Ai meu Deus, eu não consigo entender as coisas.
            ___ Confia no Senhor de todo teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece- em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.(provérbios 3: 5-6)
Momentos antes, no mesmo prédio da biblioteca, um aluno do mestrado em Física Nuclear, seguia nas suas dúvidas a respeito da vida. Lembrava com saudades das aulas da Escola Bíblica Dominical.
            ___ Fala comigo meu Deus.
            ___E Ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos e vive. Adquire a sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca. Não a abandones e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. (Provérbios 4: 4-6)
           
Numa Lanchonete, uma colega tentava suportar os defeitos da outra que gostava de uma intriga e tentava prejudicá-la na empresa.
            ___ Eu não suporto mais isto meu Cristo.
            ___Posso todas as coisas naquele que me fortalece. (Filipenses 4: 13)

No Batalhão de Bombeiros, um militar novato partia para seu primeiro atendimento de acidente de trânsito. O rádio da viatura noticiava as vítimas fatais. Mesmo treinado, uma sombra de dúvida lhe assolava.
            ___ Meu Deus. Será que dou conta? Eu não sou capaz!
            ___ Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; A sua justiça permanece para sempre.(2 Coríntios 9: 8)

Um pastor estava com sérias dificuldades em seu ministério. Estava desanimando. Na madrugada ele abre sua Bíblia, pois sabe que Deus falará com ele.
            ___ Porque ele completará a obra e abreviá-la-á em justiça; porque o Senhor fará breve a obra sobre a terra.(Romanos 8: 28)

Uma senhora de idade avançada, em seu leito de hospital. Sua mágoa a consumia por causa de seu pecado. O acusador lhe jogava na cara os seus pecados de mocidade. Recebe a visita de um capelão que lhe fala do amor de Deus, e lhe mostra dois trechos da Bíblia Sagrada. Ela não conseguia perdoar a si mesma.
            ___ Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. (1 João 1:9)
            ___ Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. (Romanos 8:1)
Um namorado intentava largar a sua namorada e ir para outro estado. Num arroubo e num ímpeto, numa relação sem pensar, ela engravidara. Ambos chegaram a conversar sobre aborto.
            ___ Senhor, preciso de ajuda. Me dê uma palavra Senhor, para que eu possa ver uma luz no fim do túnel. Eu não tenho condições de cuidar desta criança.
            ___ O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em Glória, por Cristo Jesus. (Filipenses 4: 19)

Uma criança, por extrema necessidade precisou ficar em casa sozinha. A mão teve que correr ao hospital para atender seu pai. Tentara de todas as maneiras levá-la consigo, mas não conseguira. Não havia outra maneira. Trancou a casa bem trancada. Era uma pequena moradia. Mas naquela casa resplandecia a Glória de Deus.

            ___Paizinho do céu, eu aprendi que o Senhor fala conosco. Aprendi que eu posso confiar no Senhor. Eu estou com tanto medo.
___ Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum porque tu estás comigo. (Salmo 23: 4)

Jovem. 18 anos. Procurando o primeiro emprego. Recém saído do curso técnico. Nos últimos dias, tem sentido muita frustração e preocupação. Acorda de manhã e sua mãe o convida para lerem a Bíblia juntos e orar.
            ___ Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. (1 Pedro 5: 6-7)
Um senhor crente, mas infelizmente, foi influenciado pelas teorias de teologia da prosperidade. De tanto ouvir pregar sobre riquezas da vida, começa a fraquejar na fé. Dentro da igreja ele coloca-se de joelhos e abre a bíblia.
            __ Senhor Deus aumenta a minha Fé. Por vezes parece que ela é insuficiente.
            ___ Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.(Romanos 12:3)

No primeiro dia de aula um menino pensa que tudo é difícil, e pensa que não dará conta. Assim também, um jovem em seu primeiro dia na Universidade. Um missionário em seu primeiro dia de missões. Em comum todos tem o pensamento de que não são inteligentes o suficiente para aprender.
            ___Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria e justiça, e santificação, e redenção. (1 Coríntios 1:30)

Uma mulher senta-se na sala. Sozinha. Venceu na carreira, mas sente a falta de filhos de alguém. Ora e pede um consolo a Deus.
__ Deus eu me sinto tão só.
__ Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. (Hebreus 13:5)













[1] Servo de Deus. Congrega na Assembleia de Deus Missões em São João Del-Rei. Graduado em Filosofia pela UFSJ. Estudante de Teologia da EETAD.