quinta-feira, 21 de novembro de 2013

O que é vigiar?






O QUE É VIGIAR?

Jonas Dias de Souza

Sabemos que vigia é aquela pessoa que fica em estado de alerta com vistas a perceber a existência de invasores, inimigos ou animais. Vigiar é prontificar-se a avisar do perigo iminente. Do perigo que se aproxima. Do vigia exige-se atenção, perspicácia, conhecimento, discernimento e disposição para enfrentar o perigo.

Observa-se que o vigia é aquele que mais próximo está da arma dos inimigos. É aquele que se predispõe a enfrentar o perigo. O vigia é o Atalaia.

O capítulo 21 do livro do Profeta Isaías trata da Predição da queda da Babilônia.  A Babilônia é a
representação bíblica de todos os males que provocam no cristão um perigo iminente. Além de grande e poderosa era uma nação na qual vigorava a idolatria, a feitiçaria e a prostituição cultual. Ela representa ainda tudo àquilo que se opõe a Deus.

Os  Atalaias colocavam-se nas muralhas da cidade e eram os primeiros a ver os perigos que se aproximavam.

“E clamou como um Leão: Senhor, sobre a torre de vigia estou em pé continuamente de dia e de guarda me ponho noites inteiras.” (Isaias 21.8)

Exemplo de vigia, é o profeta Habacuque: “Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei, e vigiarei, para ver o que fala comigo e o que eu responderei quando for argüido. (Habacuque 2.1)

Atalaia e torre são símbolos que os profetas utilizam para mostrar uma atitude de expectação ou de espera. O Atalaia ou vigia é aquele que detém a melhor posição para receber a Palavra de Deus.

Percebemos que o mal ronda a nossa vida de forma constante, assemelhado a um leão que procura algo para comer. Vigiar é ficar atento para que os dardos inflamados lançados pelo maligno não nos alcance. Por exemplo, segurar a ira, que após exposta poderá nos levar a responder por nossa insensatez. Vigiar é colocar a nossa casa em sólidos alicerces para que vindo chuvas e tempestades ela não sucumba. Vigiar é julgar de acordo com a Palavra de Deus com amor e prudência. Vigiar é saber que no nosso olho existe uma trave, uma viga enquanto no olho de nosso irmão existe apenas um cisco.

Vigiar é perseverar em oração, para que a porta seja aberta ao nosso bater.

Vigiar é ainda, anunciar o evangelho de salvação de forma tal, que aquele que passa correndo leia. Conforme lemos e aprendemos com  a resposta de Deus para a pergunta de Habacuque: “Então, o SENHOR respondeu e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que possa ler o que correndo passa.” (Habacuque 2.2)

O vigia ou Atalaia possui duas missões dadas por Deus: Ouvir a palavra da boca de Deus e em seguida anunciá-la ao povo. Vemos que são duas missões importantíssimas. Primeiro o vigia deve ouvir a palavra, o que aumentará a sua, posto que a fé venha pelo ouvir. Em seguida, anunciar, pregar.

Vamos pois cumprir o IDE e postarmo-nos em estado de alerta na torre da vinha do SENHOR .


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com Responsabilidade. Lembre-se da máxima, o nosso direito termina onde começa o direito do outro. Além de tudo, mesmo que divergentes em opiniões, somos Cristãos.