terça-feira, 15 de outubro de 2013

Qual é o Agague de tua Vida?



QUAL É O AGAGUE DA TUA VIDA?
Jonas Dias
A Bíblia registra dois reis com o nome Agague. Estudiosos consideram a possibilidade de “Agague” ser o título dos soberanos dos Amalequitas, assim como “Faraó” para os Egipcios.
Encontramos a primeira menção a Agague no livro de Números, quando Balaão faz menção em uma profecia a respeito do mais antigo inimigo de Israel. Posteriormente vemos no livro de 1 Samuel que o rei Saul (primeiro rei de Israel) derrotou Agague em uma batalha.
Agague era monarca dos Amalequitas, e como símbolo ou tipo podemos vê-lo como símbolo do pecado em nossas vidas. Mesmo sabendo que não há pecado pequeno ou grande diante de Deus. É possível relacionar Agague, com aquelas pequenas atitudes do cotidiano que nos afastam da séria presença do SENHOR.
Aprendemos ao ler  em 1 Samuel 15.8-33, que O Senhor Deus, pronunciou um juízo por intermédio de Samuel, em desfavor de Israel pela desobediência de Saul. A ordem dos céus era a destruição total dos amalequitas. Mas Saul resolveu poupar o rei e o melhor (segundo o julgamento de Saul) de seu rebanho. Confrontado por Samuel, Saul lança mão de uma mentira, dizendo que pretendia sacrificar o despojo a Deus. Com esta mentira, o rei Israelita aumenta seu pecado diante de Deus. O profeta Samuel mostra então que para Deus, é melhor obedecer do que sacrificar.
A desobediência implica numa rejeição à Palavra de Deus.
Isto acontece conosco quando realizamos uma obediência seletiva. O que podemos ou não fazer em público. Obediência seletiva é
apenas outra maneira de desobediência.
Diante disto perguntamos. Qual é o Agague de tua vida?
Para o funcionário público crente, pode ser aquele fechar de olhos mediante alguma recompensa ilícita. A famosa corrupção. Não adianta quere devolver o dízimo de algo que foi conquistado de forma desonesta. Era isto que Saul desejava fazer.
E o que dizer daquele motorista de ônibus crente que não pára no ponto para um deficiente ou idoso, a pretexto cumprir seu horário? E ainda o que dizer daquele homem que se entrega à pornografia diante do computador?
Os Agagues de nossas vidas são muitas coisas que consideradas pequenas nos colocam na forma do mundo. Como dissemos não existe pecadinho ou pecado grande. Como crentes em Cristo, precisamos afastar de nossas vidas toda forma de separação entre nós e nosso Deus.
O coração de Saul deixou de pertencer a Deus e passou a pertencer a seus próprios interesses.
Temos que acreditar que ao final das contas a honestidade prevalecerá.
Encobrir o pecado para proteger o que temos ou ganhar algo material, não demonstra nossa astúcia ou sagacidade, mas sim, mostra nossa pura desobediência para com Deus. A obediência é descrita por Samuel como sendo melhor do que a gordura de carneiros, ou seja, obedecer continua sendo muito melhor do que sacrificar. Isto é algo a que o homem natural não tem acesso. Mas é algo que o homem que está em perfeita comunhão com Deus discerne muito bem.
Podemos pensar que Deus é injusto ao comandar a destruição dos amalequitas. Mas quando vemos que, era um povo belicoso ao extremo, que atacavam as nações vizinhas e destruíam tudo. Quando vemos que se constituíam num obstáculo aos Israelitas em guerra e em idolatria, entendemos o zelo de Deus e sua ordem de destruição.
Retornemos ao livro de Êxodo, no capítulo 17 temos Israel pelejando contra Amaleque. Os amalequitas descendiam de Esaú, era um povo nômade e são descrito como saqueadores dos Povos vizinhos. Quisessem insultar a um Israelita, era só chamá-lo de “amigo de amaleque”.
Em êxodo 17.14 temos a promessa de Deus a respeito dos amalequitas. Ao transportarmos para a nossa vida, vemos que agague representa o destruidor e temos que extirpá-lo de nossas vidas.
Com a ajuda do Espírito Santo de Deus, caminhemos para a guerra contra o nosso agague particular.  Deus sonda-nos e auxilia-nos a vencê-los. E não tenhamos misericórdia.  Por pouparmos determinadas condutas incompatíveis com a palavra de Deus, podemos perder o galardão prometido aos crentes fiéis.
Vale a pena refletir...

3 comentários:

  1. Veja o significado desta palavra AGAGUE no original...

    ResponderExcluir
  2. Bela e abençoada explicação. Parabéns! Que Deus continue a ABENÇOÁ LO!!👏👏

    ResponderExcluir
  3. Bela e abençoada explicação. Parabéns! Que Deus continue a ABENÇOÁ LO!!👏👏

    ResponderExcluir

Comente com Responsabilidade. Lembre-se da máxima, o nosso direito termina onde começa o direito do outro. Além de tudo, mesmo que divergentes em opiniões, somos Cristãos.