quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Diante de Jesus Cristo os demônios temem e tremem: Crente tome cuidado com o adversário do povo de Deus. (Parte II)



Diante de Jesus Cristo os demônios temem e tremem: Crente tome cuidado com o adversário do povo de Deus.  (Parte II)

 (Jonas Dias de Souza)





            Mas de onde veio satanás? Qual a sua maneira de tentar? O que sabemos dele?

            Sabemos que não possui atributos de onipresença. Como ele consegue então, tentar várias pessoas em diferentes lugares ao mesmo tempo? É porque ele possui um exército ao seu dispor. É através destes exércitos de espíritos, que na Bíblia são chamados demônios, que ele age ao redor do mundo. Tendo como base a nossa Bíblia Cristã, sabemos que ele passeia pelo mundo. Para confirmar, vejamos o Livro de Jó 1: 6-7.



            “E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.

Então, o SENHOR disse a Satanás: De onde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela.” (ARC)



            De onde vêm os demônios? É algo só dos tempos bíblicos? Que pode um demônio fazer a um cristão?

            Partindo do texto lido em Marcos 5:1-20, vemos a atuação libertadora de Cristo (o que para nós já um alívio), mas, podemos extrair algumas realidades sobre demônios. Eles existem em grande número, a ponto de mais dois mil tomarem uma pessoa.

            Demônios são espíritos imundo-impuros que atuam sob o comando de satanás. Os espíritos imundos contaminam a alma e conduzem pessoas a viver uma vida de
imoralidades e sofrimentos e por extensão aos que o cercam. Na cultura grega e na filosofia é possível estudar sobre os “daimons”, acreditando alguns que são benéficos. Vemos a atuação demoníaca desde o Antigo Testamento (AT), no Gênesis temos uma demonstração da atuação de satanás sobre a humanidade. Na época de Jesus aumentaram suas atividades. O Novo Testamento (NT) nos mostra isto. Talvez por medo extremo e por pressentir o que iria acontecer.

            Perguntamos novamente. De onde vieram os demônios? É terrível saber que existem pessoas que acreditam que Deus criou o mau, um ser tão maligno. Deus não criou este ser maligno que se converteu em inimigo da humanidade nos primórdios. Deus não criou um ser maligno como satanás. Ele criou um anjo poderoso, que dotado da liberdade de escolha preferiu rebelar se contra Deus. Embora a Bíblia não traga explicitamente de onde vieram os demônios, vemos no livro de Apocalipse 12: 1- 4.



            “ E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça.

E estava grávida e com dores de parto e gritava com ânsias de dar à luz.

E viu-se outro sinal no céu, e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres e, sobre as cabeças, sete diademas.

E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que dando ela à luz, lhe tragasse o filho.” (ARC)



            Neste trecho do Apocalipse não temos estrelas literais, mas, anjos que se uniram satanás em sua rebelião. Em sendo um exército tem-se uma variação de poder e autoridade. Alguns são bastante poderosos e outros têm menos poder.


Alguns ainda estão encarcerados, conforme nos relata 2ª Pedro 2:4.



“Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;”(ARC)



 Mas nem todos estão presos.

            Qual o aspecto de um demônio? Um demônio por ser espírito, não tem corpo. A Bíblia descreve em Apocalipse 9:1-12, um tempo em que os demônios entrarão em intensa atividade.



“E o quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra, e foi-lhe dada a chave do poço do abismo.

E abriu o poço do abismo, e subiu a fumaça do poço como a fumaça de uma grande fornalha e, com a fumaça do poço, escureceu-se o sol e o ar.

E da fumaça vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder como o poder que têm os escorpiões da terra.

E foi lhes dito que não fizessem dano à erva alguma, mas somente aos homens que não têm na testa o sinal de Deus.

E foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem; e o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião quando fere o homem.

E naqueles dias os homens buscarão a morte e não acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles.

E os aspectos dos gafanhotos era semelhante ao de cavalos aparelhados para a guerra; e sobre a sua cabeça havia umas coroas semelhantes ao ouro; e o seu rosto era como rosto de homem.

E tinham cabelos como cabelos de mulher, eo seus dentes eram como de leão.

E tinham couraças como couraças de ferro; e o ruído das suas asas era como o ruído de carros, quando muitos cavalos correm ao combate.

E tinham cauda semelhante à dos escorpiões a aguilhão na cauda; e o seu poder era para danificar os homens por cinco meses.

E tinham sobre si rei, o anjo do abismo; em hebreu era seu nome Abadom, e em grego, Apoliom.

Passado é já um ai; eis que depois disso vem ainda dois ais.”  

 (ARC)



Uma descrição terrível.



            Podemos nos perguntar. Como os demônios se apoderam dos seres humanos? Vemos na Bíblia que os demônios afligem algumas pessoas, outras não. Como isto é possível? Quando estudamos a Palavra de Deus, descobrimos algumas atividades humanas, que deixa o homem exposto a influência demoníaca. (continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com Responsabilidade. Lembre-se da máxima, o nosso direito termina onde começa o direito do outro. Além de tudo, mesmo que divergentes em opiniões, somos Cristãos.