segunda-feira, 4 de março de 2013

O Messias e a Tipologia


O Messias e a Tipologia
“E eis que lhe apareceram Moisés e Elias falando com ele.” (Mateus 17:3)
O “Tipo” é compreendido como pessoa ou coisa, ou ato que no Antigo Testamento, se cumpre em  seu “Antítipo”, ou seja, pessoa, coisa ou ato no Novo Testamento. Como exemplo, podemos ver a pessoa de Melquizedeque como um tipo de Cristo.
Conforme vemos na Epístola aos Hebreus:
“E muito mais manifesto é ainda se, à semelhança de Melquizedeque, se levantar outro sacerdote, que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível. Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquizedeque.” (Hebreus 7: 15-17)
O Tabernáculo (coisa) é um tipo da Redenção eterna operada por Cristo Jesus. Veja Hebreus capítulo 9.
A antiga Aliança (ato) é um tipo da Nova Aliança. (Hebreus 8). Adão é um tipo de Cristo. “No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é figura daquele que havia de vir” (Romanos 5:14)
Quando falamos que Moisés é um Tipo de Cristo, é porque podemos verificar pelas Sagradas Escrituras, que Moisés prefigura o Messias que havia de vir. Prefigurar é representar antecipadamente, é pressupor. É representar antes que aconteça.
Vejamos na Bíblia Sagrada alguns paralelos entre Moisés e Cristo. È claro que não se pretende esgotar um tão vasto assunto neste escrito. Convém ao leitor interessado verificar e aprofundar nestas profundas águas da Tipologia Bíblica.
Seu Servo
Enviou Moisés, seu servo, e Arão, a quem escolhera (Salmo 105:26)
Eis aqui meu o servo que escolhi, o meu amado, em quem minha alma se compraz, porei sobre o meu espírito, e anunciará aos gentios o juízo.( Mateus 12:18)
Seu escolhido
Pelo que disse que os teria destruído se Moisés, seu escolhido, se não pusera perante ele, naquele transe, para desviar sua indignação, a fim de os não destruir.( Salmo 106:23)
Eis aqui o meu Servo, a quem sustenho, o meu Eleito, em quem se compraz a minha alma; pus o meu Espírito sobre ele; juízo produzirá entre os gentios (Isaias 42;1)
O Profeta
(Deuteronômio 18:15-19)
(João 6:14) ( Lucas 7:16)
Sacerdote
Salmo 90
Hebreus 7:24
Rei
Deuteronômio 33:4-5
Atos 17:7
Juiz
Êxodo 18:13
João 5:27
Pastor
Êxodo 3:1; Isaias 63:11
João 10:11-14
Vale a pena estudar Tipologia Bíblica, mesmo em tempos de cultos puramente emocionais onde se valoriza tão pouco o estudo da palavra, o crente que deseja crescer na Doutrina e no conhecimento não deve limitar-se a receber o alimento em colher de sobremesa aos domingos, mas deve banquetear-se na Bíblia e nos bons livros que tratam do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com Responsabilidade. Lembre-se da máxima, o nosso direito termina onde começa o direito do outro. Além de tudo, mesmo que divergentes em opiniões, somos Cristãos.