domingo, 29 de julho de 2012

“ O cristão pode ser maçom! ” (Entre Aspas)



Coloco na íntegra:
Comentário postado na página: http://www.heresiatofora.com.br/seitas/um-cristao-pode-ser-macon
Tenho visto vários questionamentos e afirmações sobre a compatibilidade ou incompatibilidade existente entre Maçonaria e Cristianismo. Muitos com o título “Pode um Cristão ser Maçom?”
Afirmo que pode. É perfeitamente possível um Cristão ser Maçom.
Em tempos de falta de Oração e Palavra, em tempos de Shows gospel no lugar de Cultos de Adoração a Deus (neste caso o de Abraão, Isaque e Jacó), em tempos de infrequência nas Escolas Bíblicas dominicais, o cristão pode ser Maçom. Em tempos que a igreja fica vazia nos cultos de ensino, o cristão pode ser maçom.
A pergunta não pode ser genérica. A pergunta deve ser “Qual Cristão pode ser Maçom?”.
Vejamos a origem da palavra cristão, segundo Houaiss:[1]
adjetivo e substantivo masculino
1. diz-se de ou aquele que professa ou freqüenta igreja de uma das modalidades do cristianismo Ex.: <a doutrina c.> <os filósofos c.> <o c. das catacumbas>
2. diz-se de ou o que é conforme ou compatível com os princípios do cristianismo
Ex.: <teve uma vida c.> <embora sem o hábito, continua um c. na ética>
adjetivo
3.que recebeu influência do cristianismo ou de seus princípios
Ex.: <a poesia c. de Jorge de Lima> <o existencialismo c.>
4.Uso: informal.
apropriado, claro, razoável
Ex.: desenvolveu uma explanação c.
substantivo masculino
5.Regionalismo: Santa Catarina.
em Santa Catarina, entre 1847 e 1860, alcunha dada pelos liberais, ditos judeus, aos conservadores
6.Uso: informal.
qualquer pessoa, criatura humana
Ex.: assaltava com impropérios qualquer c. que passasse
6.1.Uso: informal.
us. como indeterminador de pessoa
Ex.: - Sem trabalho, como pode um c. sustentar a família?
7.Regionalismo: Santa Catarina. Uso: informal.
m.q. cresto
Todos estes Cristãos podem ser Maçons. São os cristãos do dicionário. Procurei nos dicionários de filosofia de minha biblioteca particular e não encontrei a definição para cristão. Portanto fica prejudicada a aplicação da autoridade de filósofos mais renomados do que este que vos escreve. Mas eu particularmente defino em primeiro lugar o termo Cristão como algo moderno e pertencente a este mundo de crenças hodiernas. Em segundo lugar como uma pessoa de bem. E considerando que a Maçonaria aceita e requer homens justos e perfeitos, este cristão de minha parca definição pode ser maçom.
Contudo, se há Cristãos que podem pertencer as duas sociedades (a maçônica e a Igreja), certamente há cristãos que não podem ser maçons.
Os cristãos que não podem ser maçons, são aqueles cristãos lavados, remidos, salvos pela graça escandalosa de Jesus Cristo que realizou o sacrifício perfeito para que nós pudéssemos chegar aos pés da cruz.
Os cristãos que não podem ser maçons, são aqueles batizados em nome do Pai, do Filho  e do Espírito Santo, e que assumiram um compromisso público com a Igreja de Jesus Cristo (o filho unigênito de Deus) de obedecer a sua palavra.
Os cristãos que não podem ser maçons, são os cristãos ovelhas (principalmente aquela que saiu do aprisco e foi resgatada) e não bodes.
O Cristão que não pode ser maçom, é aquele descrito em Atos 11: 25-26 “E partindo Barnabé para Tarso à procura de Saulo, tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez chamados cristãos”. (Almeida Revista e Atualizada) Grifo nosso.
Ora, Cristão é discípulo de Jesus, e significa “Pessoa de Cristo”. Se a Ordem Maçônica, ou Arte Real ou a Escola dos Homens Justos e Perfeitos exclui a pessoa de Cristo. Conclui-se que exclui o cristão. Então o cristão comprometido com a Sã doutrina não pode ser maçom.
Mateus_6:24 : Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
Lucas_16:13:  Nenhum servo pode servir a dois senhores, porque ou há de aborrecer a um e amar ao outro ou se há de chegar a um e desprezar ao outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
Mamom rima com Maçom (em português) coincidência?
O Crente em Cristo Jesus não pode ser maçom. O crente de Oração, Palavra (não a de passe da maçonaria), e de jejum não pode ser maçom.
É totalmente incompatível a permanência no Corpo de Cristo com a prática dos Rituais Maçônicos.  E falo, não por que eu li em livros. Eu falo porque já fui bode e hoje sou ovelha resgatada pelo Bom Pastor. Ovelha que teve as feridas saradas, foi colocada nos ombros e levada ao aprisco.
Assinado : Jonas Dias de Souza
Visitem por gentileza: HTTP://www.divulgadordapalavra.blogspot.com








[1] Houaiss versão eletrônica “Ipsis literis”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com Responsabilidade. Lembre-se da máxima, o nosso direito termina onde começa o direito do outro. Além de tudo, mesmo que divergentes em opiniões, somos Cristãos.